Mestre Shinzato

 

Yoshihide Shinzato (新里 良英?)(HaebaruShuri15 de março de 1927 — Santos13 de janeiro de 2008) foi um mestre de caratênipo-brasileiro.Começou a praticar caratê aos doze anos de idade, na escola (curso ginasial) com Anbun Tokuda (1886-1945), contemporâneo deChoshin Chibana e, como este, discípulo do Grão-Mestre Anko Itosu.[1]Após completar os estudos, Shinzato entrou para a academia do renomado mestre Choshin Chibana. Durante a Segunda Guerra Mundial, Shinzato serviu no exército japonês como rádio-telegrafista, em Tóquio, retornando ao fim da guerra a Okinawa, onde retomou os treinamentos com Chibana.

A chegada a Santos-Devido às grandes dificuldades decorrentes do período pós-guerra, Shinzato resolveu aceitar o convite de um tio que havia emigrado para o Brasil e tomou um navio, desembarcando em Santos em 15 de janeiro de 1954.Fixou residência no município de Praia Grande. Assim que chegou, imbuído do espírito de aventura, Shinzato passou a trabalhar na lavoura onde plantava principalmente agrião, tornando-se, em seguida, feirante em Santos. Neste período, Shinzato começou a praticar o caratê nos fundos de sua casa, onde ensinava ao filho mais velho e aos filhos de alguns membros da colônia okinawana local.

A fundação da Associação Okinawa-Em 03 de junho de 1962 fundou sua primeira escola, a ACADEMIA SANTISTA DE KARATE-DO, na Rua Bras Cubas em Santos- SP; em em 1970 mudou para "ASSOCIAÇÃO OKINAWA SHORIN-RYU KARATE-DO BRASIL".; Em 1976 criou a "UNIÃO SHORIN-RYU KARATE-DO BRASIL" e em 1992 fundou a "INTERNATIONAL UNION SHORIN-RYU KARATE-DO FEDERATION".

 

 

 

 

 

Nossa equipe

Esta seção está vazia.

Portifólio

Esta seção está vazia.